Vídeo Aula: Escala de Dó Maior no Cavaquinho

As escalas são a matemática da música, é a partir delas que criamos os solos e os acordes para acompanhamento.

Ela serve para o aluno treinar os ouvidos, criar independência na percepção, melhorar a técnica e também melhorar a velocidade na hora da execução.


Toque bem devagar no início, fazendo uma contagem de uma nota por tempo, você poderá marcar este tempo no pé, ok? E depois tocar duas notas por tempo. Veja o vídeo abaixo:






9 comentários

Muito Proveitoso o video me ajudou bastante era nisso que eu tinha uma dúvida vlw ..

Reply

alguem se possivel responda minhas duvidas.. escala são as casas? pra que serve treinar escala ? escala é as sequencias que tocamos varias musicas? no que ajudara treinar escalas ? o que é arpejo ? eu ja li o que esta escrito la em cima mais eu queria uma explicaçao completa ..

Reply

Olá, as escalas não são as casas do instrumento. Escala é uma nota após a outra no sentido lógico de intervalos, exemplo: escala maior, menor, etc. No caso para que elas servem, está explicado acima no texto. As escalas não são as sequências que tocamos várias músicas. Treinas escalas ajuda tirar solos de ouvido, ganhar rapidez e técnica, pois todo solo está dentro de uma escala. Arpejo é uma nota tocada após a outra dentro de um acorde. Um abraço!

Reply

Cara eu sou um estudande de cavaco ... eu fui trompetista dos doze aos dezoito e passei para o cavaco a um ano , tenho dezenove , acredito ser mais pratico a pratica da escala de dó pelo desenho : 35 37 39 26 28 17 19 20
dedos : 1 2 4 1 3 1 3 4

Posso estar equivocado , mas considero esta escala mais pratica e confortavel pra criação e execução ..... Caso não seja , ja me passa umas dicas ai ... Abração

Reply

Olá Erick, se você se sente mais confortável assim, não vejo problemas em executa-la em outro desenho. Grande abraço e bons estudos.

Reply

111 Guilherme. Falei errado no video. Abraço.

Reply

poderia postar escalas pentatonicas

Reply

Postar um comentário