História do Cavaquinho

A paixão pelo instrumento é grande, mas você sabe a origem dele?

 Surgiu em Portugal e de lá vindo para o Brasil o Cavaco está ligado às manifestações populares, como instrumentos de ritmo e harmonia, com seu tom vibrante e saltitante o Cavaco é como pouco, o próprio para o samba e choro, desenvolveu-se nas mãos de Nelson Alves (1895 - 1960), canhoto, garoto, e se popularizou com Waldir de Azevedo, passando por Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola entre outros grandes mestres Cavaquinistas.

CURIOSIDADE

O cavaquinho, com a flauta e o violão, formou o conjunto que deu origem ao choro com forma de tocar e mais tarde como gênero musical. Com o aparecimento do samba na década de 10, o cavaquinho ganhou o gênero com o qual é mais identificado, e no qual participa de todo tipo de evento, desde o samba de terreiro
até o desfile das escolas de samba, muitas vezes sendo o único instrumento harmônico.

Empregado como instrumento de Harmonia e de solo, atualmente o Cavaquinho está presente em todo grupo de samba, pagode e chorinho. A presença nestes grupos é indispensável. Em virtude do desempenho do Cavaco e do Banjo, eles têm uma contribuição muito grande para a nossa música popular brasileira.






Postar um comentário