Diferença das Tarraxas para Cavaquinho: Qual a melhor?

Olá pessoal,

Vamos falar um pouco sobre este acessório importante de nosso instrumento.

O que são as tarraxas?

A tarraxa é um mecanismo onde é composta de um eixo onde a corda é enrolada e uma engrenagem que permite girar até obter a tensão correta das cordas. A principal função dela é esticar, segurar e manter a corda na afinação correta. As engrenagens garantem uma relação de força que impede as cordas de afrouxarem.

Quais tarraxas são usadas no cavaquinho?

Normalmente se usa no cavaco as Tarraxas Blindadas Individuais ou Abertas com pino fino ou grosso. As borboletas podem ser de plástico, madrepérola ou metal. As blindadas possuem uma construção mais resistente e são totalmente fechadas, o que impede a entrada de sujeira na engrenagem, mantendo sempre a sua lubrificação. As abertas não tem essa proteção, mas existem ótimas tarraxas que não são blindadas.

TARRAXA BLINDADA INDIVIDUAL DOURADA (IMPORTADA)


 TARRAXA ABERTA (IMPORTADA)

Qual a melhor tarraxa para meu Cavaquinho?

Existem diversas tarraxas boas e bonitas no mercado que podem ser encontradas em diversas lojas de instrumentos musicais. As importadas se sobressaem, tanto pela beleza, quanto pela qualidade. Mas em resumo, uma boa tarraxa é aquela que permite estabilizar facilmente a afinação e com rapidez, conseguindo manter a corda afinada sem que ela fique "voltando" sempre que você vai tocar seu instrumento e que também não tenha nenhuma folga em seus movimentos. Algumas tarraxas possuem engrenagens com 18 dentes, que lhe permite esticar as cordas com mais rapidez.

TARRAXA COM ENGRENAGEM DE 18 DENTES (IMPORTADA)

Este é um acessório que vale a pena o investimento, pois além de valorizar o seu instrumento, lhe permite mantê-lo sempre bem afinado na hora de tocar.

DICA PARA MANTER SEMPRE A LUBRIFICAÇÃO:

As tarraxas convencionais (abertas) devem ser lubrificadas com óleo grosso uma vez por ano. Basta uma gota de óleo entre a coroa e o pinhão, e uma gota em cada mancal, como mostra na foto abaixo.






9 comentários

O pino fino ou grosso, muda alguma coisa?

Reply

Boa tarde, gostaria de saber aonde eu posso encontrar estas tarraxas, tenho 3 cavaquinhos e um banjo, e gostaria de um material de qualidade.

Reply

Não tem qualquer influência no som.

Reply

claro que tem! algumas tarraxas não seguram a afinação tem que ficar toda hora afinando

Reply

Onde encontro aquelas tarraxas de cavaquinho em formato de dados?!

Reply

Tarraxa aberta importada quanto custa e se tem desse jeito com os botões na preta???

Reply

Faltou falar do pino fino ou grosso que, para os iniciantes aqui vai... em termos de sonoridade, nao faz diferenca alguma. Depois que o instrumento esta' afinado, e' tudo igual.

O bizu com pino fino, e' que tem que ser feito de metal e os fabricantes nao desbastam os furos (das cordas) para produzir um curva suave e isso, causa um tremendo stress nas cordas.
Ja reparou que elas quebram quase sempre no pino ?
E tambem demorar um pouquinho mais para enrolar as cordas quando voce for trocar. Isso e' porque o giro do pino e' bem mais lento - por ter menor diametro, avanca muito pouco. Pela mesma razao, permite uma afinacao bem mais precisa, mas depois que esta afinado, nao faz diferenca.

Ja o pino grosso e' feito de nylon e assim sendo, evita o stress no buraco das cordas porque nao forma uma beirada afiada como nas tarrachas de pino fino (de metal).

Durante a afinacao, usando tarrachas de pino grosso, as cordas enrolam mais rapido (devido ao "raio" maior do circulo - diametro) e pela mesma razao, qualquer mexidinha para afinar, produz um movimento maior e mais perceptivel fazendo a afinacao um pouco mais dificil.

A boa coisa hoje em dia e' que quase todo mundo tem um afinador eletronico que ajuda bastante a mitigar este pequeno incoveniente.

Eu nao sou pro, mas nunca gostei das tarrachas de metal justamente pelo fato de sempre quebrar mais facil a corda justo "no buraquinho" dos pinos.

-Alex

Reply

Gostaria de saber o valor da tarraxa blindada pino grosso ?

Reply

Queria comprar essas tarrachas como faço

Reply

Postar um comentário