Mosaico do Cavaquinho: Feito a mão e Industrial

Olá pessoal,

Vamos falar um pouco sobre os mosaicos (ou rosetas) dos nossos instrumentos. Hoje em dia, são usados 3 tipos deles: Adesivo, Industrial e Feito a mão.

Qual a função dos Mosaicos em volta da boca?

Eles tem duas funções: A principal é reforçar a área em volta da boca do instrumento, por isso mesmo, os instrumentos industriais de hoje (aqueles vendidos em lojas de instrumentos), por serem as rosetas impressas em papel e coladas ao tampo, não possuem essa função de reforço, sendo inevitável um tampo deformado pela tensão das cordas. A função secundária da roseta é decorar, dando mais acabamento e beleza ao instrumento.


Sem dúvida nenhuma que os mosaicos feito a mão são os mais bonitos. Neles, os Luthiers fazem combinações de filetes, madeiras, madrepérola, entre outras coisas, podendo criar diversos tipos de desenhos diferentes. Veja nas imagens abaixo:


A criação desses mosaicos é uma verdadeira obra de arte aliada a um bom teste de paciência, pois são coladas diversas pecinhas para poder criar esses belos desenhos. Veja abaixo as etapas de criação de um mosaico feito a mão por um Luthier.



Já os Mosaicos Industriais são feitos por fábricas e também possuem diversos desenhos interessantes. Veja alguns modelos na foto abaixo.






Postar um comentário