Qual Cavaquinho Comprar?

Olá pessoal,

Você já deve ter se perguntado: Qual cavaquinho é bom para comprar? Qual o melhor cavaquinho para iniciante? 

Começar com um barato, intermediário ou comprar logo um profissional?

Você que está começando a tocar agora, eu aconselho um instrumento intermediário, que varie entre 300 a 500 reais. Mas, tudo vai depender de quanto você dispõe para investir em seu novo instrumento, que pode variar desde 100,00 os de nível inferior nas lojas de instrumentos musicais até 3, 4 mil reais os profissionais de Luthier. E até mais que isso.

Os Cavaquinhos mais caros são os de Luthier, ou seja, aqueles que são fabricados artesanalmente, sob encomenda, um por um. Onde possuem uma qualidade muito superior de madeiras utilizadas, acabamento de primeira linha e sonoridade superior.



Os cavaquinhos mais em conta, são os de "marca", aqueles feitos em série, vendidos em lojas de instrumentos.

O que diferencia dos Cavacos de Luthier?

Os instrumentos feitos em série, normalmente utilizam madeiras de qualidade inferior e alguns deles até feitos em máquinas. E como são produzidos em grande escala, eles não tem toda aquela atenção que um Luthier tem sobre apenas um instrumento.

Mas esses de loja são bons para começar?

Sim, são!

Mas temos que ficar atentos há alguns detalhes antes de comprar. Neste caso, temos diversas marcas disponíveis e isso acaba confundindo um pouco quem está iniciando e é ai que surgem as dúvidas de qual o mais indicado.

Normalmente, muitos vão direto pela marca, sem nem ao menos olhar o instrumento. Então, as dicas que eu dou são as seguintes:

- Observe sempre o braço do instrumento. Braço muito grosso vai dificultar muito o seu aprendizado;

- Se possível, leve alguém que conheça de instrumentos junto com você na hora de comprar;

- Verifique a altura das cordas em relação a escala. Se estiverem muito altas, pode causar um desconforto enorme na hora de tocar e você terá que colocar mais força para fazer os acordes;

- Toque o instrumento ou se você for um iniciante, peça para algum amigo (se for com você) tocar. Veja se o som lhe agrada, pois dependendo da madeira pode produzir uma sonoridade diferente para cada instrumento;

- Não compre um Cavaquinho somente pela beleza dele. O mais importante é você gostar da sonoridade;

- Se você for utiliza-lo apenas para seu aprendizado, não precisa comprar um elétrico. Depois de aprender, com certeza você vai querer trocar de instrumento e comprar um melhor e já elétrico.

A faixa de preços desses cavacos em série é de acordo com a madeira produzida. Normalmente, esses instrumentos são de "compensado", para haver uma redução no custo do instrumento, e esses tipos de madeira não apresentam uma boa sonoridade. A medida que vão ficando mais caros, podem haver madeiras maciças, em alguns casos somente o Tampo e até o cavaco inteiro, como faixas e fundo também. Você vai perceber uma diferença grande no valor para os maciços, que apresentam uma sonoridade muito mais encorpada em relação aos de compensados.

ok, boas dicas. Mas e as marcas? 

Vou colocar aqui algumas marcas disponíveis no mercado, posicionando-as da melhor para a que menos gosto.

Cavacos de Nível Intermediário:

Rozini - Hoje é uma marca líder em relação aos instrumentos em série. A grande maioria dos iniciantes começam com um Rozini.
É um instrumento de nível intermediário e ótimo para quem está começando. A partir de 300,00 reais dá para adquirir um modelo estudante.

Marquês - Instrumento também de nível intermediário, que perde bem pouco para a Rozini em questão dos instrumentos iniciantes.
Creio que você consiga um bom instrumento na faixa de uns 200,00 a 300,00 reais.

Giannini - Nível intermediário. Instrumento também bastante usado por iniciantes, é outro que recomendo.
Você encontra na faixa de uns 150,00 a 200,00 reais.

Del Vecchio - Nível intermediário. Mas acho ele inferior aos citados acima. Na faixa de 200,00 a 300,00 reais você encontra.

Cavacos de Nível Inferior.

Tonante, Toks, Austin, Kashima - São cavaquinhos baratos e que normalmente possuem o braço muito grosso. São feitos com madeiras de baixa qualidade e podem ter problemas de afinação
Estão na faixa de 100,00 a 200,00 reais.

Espero ter ajudado, grande abraço.



58 comentários

ótimo post ! porém os gianinis não são tao caros assim não ! um eletrico não passa de 180 reais !

abraços

Reply

Obrigado por avisar, vou corrigir no texto. Um abraço!

Reply

Damiro, tenho um Tagima Terra Brasil. Custa aproximadamente R$ 290,00 e eu diria que se o preço fosse um pouco menor, a qualidade honraria-o.

Afina bem e é bem parecido com os Giannini em termo de som, embora você possa perceber pouquíssima coisa superior aos Tagima. O braço é um pouco mais grosso porém nada de exagero. Um excelente cavaco pra quem tá iniciando. Toco com o meu pai, ao vivo, aos fins de semana e se você souber controlar áudio conseguirá deixar o som elétrico dele em boas condições.

Abraço :)

Reply

Legal Natan, obrigado por informar. Fica ai mais uma dica para quem está na dúvida. Um abraço!

Reply

Olá Damiro comprei um Marquês que custou R$650,00 na época,fui comprar o cavaco com o meu pai então não sabia nada sobre o assunto.Mas hoje ja sei bem mais coisa por isso me arrependo de ter pagado muito por um cavaco intermediario! ótimo post!!!

Reply

Oi. Será que um Vogga VCC 523 é bom pra começar? É elétrico e achei por 200,00. É para o meu namorado ele já toca violão e quer começar com o cavaco agora. Vlw

Reply

Olá Aline, se ele já toca violão é um bom caminho para aprender cavaco. O Vogga é bem iniciante e tenho certeza que ele vai acabar aprendendo mais rápido e verá logo a necessidade de trocar o instrumento. Se você puder investir um pouquinho mais, aconselho um Rozini. Um abraço!

Reply

Legal. Vc acha que um Gianinni acústico é melhor então? E quanto às cordas estou preocupada com cordas de aço porque ele vai ter que treinar muito e pelo menos no violão de 12 cordas ele disse que os dedos ficam doloridos. É melhor pegar corda de nylon? Enfim Vogga eletroacústico ou Gianinni acústico? Vlw. abraços.

Reply

Dentro dessas opções na minha opinião o Giannini é melhor. Sobre as cordas, compre de aço mesmo, os dedos ficam doloridos mas vão calejando com o tempo.
Um abraço e boa sorte.

Reply

Vlw. gostei muito do Blog. Agora vamos estar sempre por aqui. Vou seguir seu conselho e comprar o acústico então. Abraços e sucesso.

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.

Comprei um da marca pagode oq vc me diz ? Da pra eu aprender legal , to com muita dificuldade no braço dele pois é muito fino sei là . Oq vc acha ?

Reply

Olá Uallace, nunca toquei nesta marca para poder lhe dar uma opinião, mas tente aprender com ele e com o tempo você compra um melhor. Um abraço!

Reply

Boa tarde! Acabei de comprar um Giannini elétrico para aprender a tocar. Sou leiga no assunto. Alguns dizem que o som do acústico é melhor e que o elétrico no funciona com caixa. É verdade?

Reply

Olá.. no começo você nem precisa ligalo na caixa, pois você só ligaria caso fosse em alguma apresentação ou algo assim. Pode estudar com ele acústico mesmo. Um abraço!

Reply

Já tive um kashima e quebrei ele, o som era péssimo e eu estava aprendendo. Depois comprei um gianini, mas dei de presente e pretendo comprar um outro e voltar a aprender a tocar. O JB seria o ideal? Ele é muito caro?

Reply

O JB é o.melhor de todos..
Mas so.fazem de encomenda e são caros

Reply

? esperando resposta .. desde já obrigado

Reply

ola, quero comprar um de presente ao meu namorado iniciante no assunto, quero dá de presente um rosini eletricoacustico corda de aço... ?
é bom ou tem outro melhor, me ajude a escolher por favor.....????

Reply

Olá...se ele for iniciante este é um bom cavaquinho sim. Abraços!

Reply

Não conheço! Mas com certeza é fabricado na china e muito similar ao Tonante, Toks, Austin, Kashima que citei no texto. Um abraço e obrigado pela visita ao blog.

Reply

Ainda estou em dúvida em qual cavaquinho comprar. Toco violão a 1 ano e estou querendo aprender algo novo. GGostaria de saber se vou conseguir aprender o cavaquinho sozinho da mesma forma que fiz com o violão e qual instrumento mais específico comprar?

Reply

O wondman é bom pra iniciante ou é melhor eu comprar o rozini ou Giannini

Reply

Toco violão e estou interessado no cavaco mais como um hobbie.. Tocar de boas de vez em quando... A marca Austin seria tão ruim assim? O braço grosso atrapalha tanto? Não tenho muito dinheiro para investir nisso...

Reply

Das marcas citadas é a mais inferior. Braço grosso e cordas altas podem atrapalhar um pouco sim... Se você for comprar o instrumento pessoalmente, faça o teste com vários, pode ser que entre eles você encontre algum mais macio. Um abraço!

Reply

E natan mais pra qm está iniciando realmente dificulta de fazer os acordes com o cavaco de braço groço. As composições q ele sitou realmente e fato verídico pra iniciantes. Eu era louco pra aprender a tocar cavaco pedi a um amigo pra ele mim ensinar ele flw tudo isso do cavaco. De n pegar com o braço groço dai eu fui com ele na cidade daqui do recife-pe na cada de estrumento e lá comprei um giannini elétrico por 185reais. Daí faz um ano q aprendi a tocar cavaquinho e índico a todos os aprendiz q n compre cavaquinho de braço groso... Parabéns pelos postes de vcs 👏👏👏

Reply


te acompanho a muito tempo e quero se for possível que vc me mande me mande ou poste a tablatura solo da melodia da musica isto aqui o que e desde já agradeço abraço darcy

Reply

Winner... Essa marca de cavaquinho... Alguém sabe se é bom?

Reply

Boa noite, tenho um cavaco da marca Clave, qual a classificação?

Reply

se estes são os intermediários e inferiores, quais são os top de linha do mercado?

Reply

Os tops do mercado são cavaquinho fabricados por Luthier, entre eles: Muraro e Lucchesi, Emerson Luthier, Jaime Ferreira, Do Souto, Osvaldo Luthier, Baiano Luthier, entre outros...

Reply
Este comentário foi removido pelo autor.

Maravilhoso post, componho por robi, porém tenho em mente como seriam as notas do cavaquinho em minhas composições, quero o qnt antes começar a aprender e estava com dúvidas mais após ler tudo aqui , fiquei exclarecido e grato .

Reply

Maravilhoso post, componho por robi, porém tenho em mente como seriam as notas do cavaquinho em minhas composições, quero o qnt antes começar a aprender e estava com dúvidas mais após ler tudo aqui , fiquei exclarecido e grato .

Reply

Bom dia. tenho um cavaco Do Souto de 51 anos de idade que meu avô usava em seresta para sustentar a família da minha mãe. Ele tentou me ensinar, mas adoeceu uma semana depois e nunca mais peguei no cavaco. hoje faz 22 anos de falecido e estou a uma mês criando calo no dedo para tentar aprender algo. e mês que vem colocarei no bandolin de ouro para restaurá-lo.

Reply

Cavaquinho Carlinho luthier n°2, gostaria de saber se esse modelo é um bom cavaco para iniciantes e se você poderia me falar um pouco dele, com relação ao numero 2, teria o 3, 4, 5....qual a diferença...Obrigado e parabéns pelo post

Reply

É um bom cavaco para começar sim. Creio que esses números diferem a qualidade do instrumento e madeiras. Quanto mais alto, mais caro e luxuoso ficam. Um abraço!

Reply

Gostaria de presentear meu namorado com um cavaco, ele já toca guitarra e violão. Gostaria de saber se é melhor comprar um acustico ou um eletroacustico? Vi um da marca Hofma e gostaria de saber se é bom (Cavaco Hofma HCV30P)? Ou seria melhor um cavaco Giannini CS14?

Reply

Não tem nd aver essa sua pergunta, o cavaco tanto acustico quanto eletrico vc toca tanto com plugado no aplificador ou não, agora o cavaco vazado é diferente ele somente tem som plugado no aplificador,por ñ ter saida de som na caixa.

Reply

Boa tarde meu amigo. Estou querendo dar um cavaquinho para um velho amigo. Mas, a grana está muito curta. Achei um Elétrico Terra Brasil. O que você acha? Muito obrigado e parabéns pelas ajudas que você dá as pessoas leigas como eu.

Reply

Giannini seria melhor. E se você acha que ele não vá tocar com o instrumento ligado, pode comprar acustico mesmo. Um abraço!

Reply

Cavaco Acústico Mapple CK É BOM PARA INICIAR?

Reply

Bom dia! Meu neto de 9 anos, mostrou interesse em começar a aprender cavaquinho. Optou por esse instrumento porque achou o violão muito grande para ele. Estou em dúvida se há essa dificuldade mesmo em uma criança aprender a tocar violão. Será que você pode me dar alguma dica?

Reply

Olá, estou buscando um cavaco para comprar e tentar aprender e gostaria de saber se o cavaco no modelo estudante é mais facil de tocar. Eu gostaria de investir em um instrumento um pouco mais caro porém tenho medo de ser mais dificil de torcar e isso acabe me desanimando.

Reply

Olá, você pode comprar um modelo estudante da Rozini. E se pegar gosto com o tempo, ai você investe em um instrumento de maior valor. Se quiser aprender de forma correta, conheça meu curso de cavaquinho www.damirolucchesi.com.br/curso-cavaco
Um abraço e boa sorte.

Reply

O que você diria sobre o cavaquinho hofma hcv30? Eu não encontrei muita informação sobre ele na internet, mas na loja na qual fui me falaram bem. Estou buscando uma 2ª opinião.
Abraço

Reply

Procura um Giannini acustico ou Rozini Série Estudo, acho que seria melhor pra você.

Reply

Tem diferença entre a distancia dos trastes do cavaco de uma marca para outra?

Reply

Tem diferença entre a distancia dos trastes do cavaco de uma marca para outra?

Reply

Tem diferença entre a distancia dos trastes do cavaco de uma marca para outra?

Reply

Boa tarde! Parabéns pelo post, pois o assunto é importante e faz diferença pra quem está começando. Tenho um Rozini estudante há 1 ano e meio e estou olhando outras marcas. Eu gosto de solar e gosto muito da sonoridade que o Henrique Cazes tira. Procuro um som mais aveludado e ao mesmo tempo alto. Gostaria, se possível, de alguma indicação. Meu Rozini tem as cordas altas, e é difícil fazer as notas soarem com mais duração. Toquei em um do Carlinhos Luthier, da linha de R$600, e achei muito bom de tocar, muito macio, mas não achei muito potente o som. Alguma dica? Obrigado, abç

Reply

Boa tarde! muito bacana o post e esse espaço de forum.
Estou buscando um outro cavaquinho de qualidade superior para tocar amplificado em banda de forro.
Nesse caso realmente eh vantagem adquirir um cavaquinho de madeira maciça, totalmente eletrico, sem a boca para a ressonância?
E qual modelo e qual luthier vocês me recomendariam?
Tambem penso no custo-beneficio, mas ainda não tenho condições de comprar um top de linha

Reply

Ola ganhei um Strinberg de presente!
vc acha que é um bom instrumento parabiniciante ?

Reply

Comprei um toks paguei 450 00 mais nao vi essa baixa qualidade descrita, braço fino acabamento bonito, som bacana, pode ser que tenham melhorado, da uma atualizada e posta pra gente blz

Reply

Amigo , e cavaco terra brasil tagima qual é a categoria dele ?

Reply

Pecou muito no conceito do DELL VECHIO....

Reply

Postar um comentário