Como lubrificar os pinos das tarraxas

Olá pessoal,

Neste artigo, vamos ajudar nossos amigos e amantes do cavaquinho, a resolver um probleminha muito comum em alguns instrumentos, que é o travamento parcial do pino das tarraxas.

Em outras palavras, esse problema nada mais é do que aquele comportamento que o instrumento apresenta, quando você quer esticar ou soltar a corda para poder corrigir a afinação, e a tarraxa não desliza de forma macia e sim "aos pulos" e com aqueles "estalos" fazendo com que você não consiga ajustar a tensão correta da corda.

Esse problema é causado pelo atrito do pino da tarraxa e a madeira da mão do instrumento, principalmente se a furação da mão estiver justa demais no pino. Isso impede que ele deslize de forma adequada, e assim facilitando a afinação do seu cavaquinho.

Para resolver este problema, basta tirar as cordas, soltar os parafusos da tarraxa, e afasta-la da cavidade, até que a ponta do pino fique exposta, como mostra a foto.


Em seguida, com uma vela acesa, direcione a mesma sobre o pino, e goteje duas ou 3 gotas de parafina líquida que irá pingar da vela, na ponta do pino, exatamente na região que vai ficar dentro da madeira.
A parafina irá secar imediatamente, aí é só empurrar a tarraxa no local correto, parafusar, colocar as cordas, e pronto, sua tarraxa estará mais leve e mais precisa para a afinação.


Por André Muraro Luthier



Postar um comentário