Qual a Melhor Corda e Palheta para Meu Cavaquinho?

Olá pessoal,

Muita gente me pergunta:

Qual a melhor corda para Cavaquinho? ou Qual a melhor Palheta para Cavaquinho? Então, resolvi fazer esse tópico para responder essas duas perguntas básicas para se começar a aprender o instrumento.

Cordas

Deve-se escolher o tipo de corda de acordo com o instrumento e o gosto do instrumentista, tomando o cuidado de não usar cordas muito grossas.


Quando trocar as cordas do cavaquinho, é aconselhável subir gradativamente até a altura do diapasão / afinador.

Cordas que Recomendo (Valores variam de 6,00 até 12,00):



Palhetas

A palheta é uma opção muito pessoal, mas podemos dar algumas dicas:
A palheta muito fina ou mole demais é muita mais barulhenta e não é recomendável para fazer solos. (0,50mm)

A palheta um pouco mais dura ou grossa é melhor tanto para fazer solo como para acompanhar. (0,75 mm).
Enfim, o importante é você se sentir confortável tocando e qualquer que seja o tipo de palheta, o importante é que esteja polida na sua ponta, para evitar ruídos. Recomendo a palheta: Dunlop.



Abraços,

Prof. Damiro Lucchesi



12 comentários

Eu gosto de usar uma corda de tensão pesada ou tensão média, a marca n me lembro qual comprei da ultima, está novinha ainda! Palheta eu uso uma 0.38 da Dunlop, dei uma sorte ferrada de encontrar essa, é bem leve, faz um som bacana! Adorei o blog e o artigo!

Reply

A minha tbm é dulop 38mm

Reply

Bom gente eu uso a cobrá tensão média da gianini e boa

Reply

Bom gente eu uso a cobrá tensão média da gianini e boa

Reply

Uso cordas são Gonçalo e palhetas são Gonçalo o.53 já para solos uso a rouxinol na ponta 0.75

Reply

A pior corda que existe é a tal do Canario

Reply

Muito bom o conteúdo deste blog, sempre tive dúvidas quanto a palheta, esta que foi indicada realmente é muito boa, deixando a mão mais leve e explorando a sonoridade do instrumento. Em relação a corda, tenho utilizado Torelli, que no geral é marca de percussão, além do valor ser bacana a sonoridade e durabilidade são pontos forte.

Reply

Sempre uso São Gonçalo e também uso a palheta 0.53 muito boa. Vou experimentar a 0.38 q os amigos tão falando. Valeu pela dica.

Reply

Eu uso cordas São Gonçalo e palhetas Rouxinol, daquelas bem simplórias mesmo, mas que caem como uma benção pra mim.. rs

Reply

Cordas D'dario alguém aconselha

Reply

Boa tarde, já faz algum tempo postei minha preferência em relação a corada para cavaquinho, após utilizar a São Gonçalo, percebi que ela da um brilho e tem uma tensão boa para solo, como toco chorinho...rs, caiu como luva. Em relação a palheta, estou utilizando para centro 67 e para solo 88, porém, tenho seguido um conselho do meu primeiro professor que dizia: Não se acostume com um tipo só de palheta, pois se de repente vc precisa tocar e não tem a palheta no qual esta acostuma poderá tocar com dificuldade e o som não ficar legal, por isso, sempre troca de palheta nos meus estudos.

Reply

Errata, corda para cavaquinho.

Reply

Postar um comentário